quarta-feira, 15 de maio de 2013

A respiração do olhar

photossíntese n'a parede

As imagens que agora se mostram n'a parede são seleções de projetos fotográficos individuais, cada um incluindo mais de uma dezena de fotografias. Esses conjuntos são determinados por temas que cada autor definiu, baseando-se simultaneamente nas imagens que ia captando e nos interesses que o seu próprio ideário lhe ditava. Pretendia-se uma coerência articulada e sequencial do conjunto e um "acerto" nas correções de cada imagem, subordinados a uma representação formal desse tema, de modo a torná-lo o mais claro e intencional possível.

Sara Gomes

O trabalho não foi, por isso, constituído por imagens avulsas, como pode ser pensado ao olhar-se apenas para o conjunto exposto. Resulta também que, se numas fotografias se relevou a definição das formas, das cores, dos volumes e dos planos, noutras acentuou-se a rugosidade, o desfoque, o empastelamento formal e cromático. O mesmo acontecendo com o rigor dos enquadramentos e do esquema compositivo.

Ana Raposo

Por isso, mostramos agora outras imagens dos referidos projetos, que não estão suspensos n'a parede, como complemento à exposição impressa.

Marta Ribeiro

Zé Taveira

Claro que o que afirmámos não pode justificar erros formais e conceptuais, mas isso dava uma boa discussão em vista dos objetos, não consigo abri-la por escrito.

Luís, Cidadão

3 comentários:

Silvares disse...

Complemento interessante, caro cidadão, digno de alguém que, exemplarmente, pretende mostrar ao povo mais do que aquilo que ele pode ver nas suas deambulações quotidianas.

cidadão concordante disse...

Evidentemente, não vá o povo distrair-se e olhar sem ver, que é uma pecha frequente. De vez em quando é preciso agarrá-lo pelo colarinho. Questões da velocidade de consumo...

the dear Zé disse...

gosto desse pombo exibicionista no meio dos outros 2